Voltar o portal de informações

19/04/2022 10:51

Sobre a Noruega

Visualizações: 84

A Noruega é uma das nações mais desenvolvidas de todo o mundo. O país está localizado na Europa do Norte, na chamada península da Escandinávia. A história norueguesa é bastante antiga e remete, dentre outros, a povos antigos como os vikings. Atualmente, a Noruega possui cerca de cinco milhões de habitantes, que desfrutam de um elevado padrão de vida. O país possui uma moderna infraestrutura e uma economia muito diversificada. O sistema de governo norueguês é uma monarquia constitucional. A Noruega é dos países mais vitoriosos nas Olimpíadas de Inverno.

Resumo sobre a Noruega
A Noruega está situada na Europa do Norte, em uma região geográfica conhecida como Escandinávia, onde estão localizados países muito desenvolvidos.

Passou, ao longo da sua história, pelo controle de outras nações nórdicas. A independência da Noruega, mais precisamente da Suécia, ocorreu em 1905.

Possui uma população de cerca de cinco milhões de habitantes. Os locais desfrutam de um elevado padrão de vida.

A economia norueguesa tem como base a exportação de petróleo, a produção de alumínio e a exploração de pescados diversos.

A saúde e a educação norueguesas são consideradas excelentes. O país tem um setor público muito forte, que oferece diversos benefícios para a população.

Um traço cultural norueguês reconhecido internacionalmente é a presença de muitas bandas de heavy metal.

Dados gerais sobre a Noruega
Nome oficial: Reino da Noruega.

Gentílico: norueguês.

Extensão territorial: 385.207 quilômetros quadrados.

Localização: Europa do Norte.

Capital: Oslo.

Clima: temperado.

Governo: monarquia constitucional.

Idioma: norueguês.

Religiões:

78% — cristianismo;

12% — ateísmo;

10% — outras.

População: 5.379.000 habitantes.

Densidade demográfica: 14,8 habitantes/quilômetro quadrado.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,957 (muito elevado).

Moeda: coroa norueguesa.

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 362 bilhões.

PIB per capita: US$ 67.294.

Gini: 0,27%.

Fuso horário: UTC+1.

Relações exteriores:

Organização das Nações Unidas (ONU);

Organização Mundial do Comércio (OMC);

Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

História da Noruega
A história da Noruega está atrelada a um povoamento muito antigo feito por diversas tribos germânicas no extremo norte europeu. A unificação dessas tribos, ocorrida ainda em 872, resultou na formação inicial do território norueguês. O território sofreu invasão dos chamados vikings, agrupamentos de guerreiros medievais que influenciaram de maneira decisiva na formação da identidade norueguesa.

Já a história moderna da Noruega é marcada pelo domínio do território nacional por Dinamarca e Suécia. O país enfrentou diversas disputas políticas e militares com seus vizinhos nórdicos em razão do desejo de conquista da sua autonomia. Desse modo, em 1905, ocorreu sua independência, mais precisamente da Suécia. A partir de então, a sociedade norueguesa apresentou forte desenvolvimento econômico e social.

Etimologia de Noruega
O nome da Noruega tem origem em línguas nórdicas antigas e significa “o caminho para o norte”. Logo, o nome é uma referência à localização geográfica norueguesa, situada no extremo norte europeu e também mundial.

Geografia da Noruega
A Noruega é um país que apresenta condições geográficas bastante específicas, notadamente em razão da sua localização geográfica, em uma zona de elevada latitude no sentido norte. O país está precisamente localizado na Europa do Norte, em uma região geográfica conhecida como península da Escandinávia, banhada em sua maior parte pelo mar do Norte. O mar de Barents e o mar da Noruega também banham o litoral do país. O território norueguês faz fronteira com Rússia, Finlândia e Suécia.

A geografia da Noruega é marcada pela presença de um relevo montanhoso em conjunto com zonas planálticas especialmente ao longo do litoral local. O país possui grandes quantidades de lagos e geleiras. O principal rio da Noruega é o Glomma. O território possui clima temperado, com variações do clima polar e subpolar, caracterizado pelas baixas temperaturas e pelo grande volume de chuvas. O país possui vegetações de floresta temperada e tundra.

Demografia da Noruega
A população absoluta da Noruega é de cerca de cinco milhões de habitantes. A população norueguesa, em sua maioria urbana, está distribuída de forma heterogênea no território nacional, predominantemente em zonas com condições climáticas mais favoráveis à habitação. As maiores cidades em população da Noruega são Oslo, Bergen e Trondheim.

O crescimento da população norueguesa tem se mantido, especialmente devido à imigração, que aumentou substancialmente nos últimos anos. O país recebe muitos imigrantes, tanto de países mais desenvolvidos da Europa quanto refugiados de regiões mais pobres do globo. A população norueguesa desfruta de um elevadíssimo padrão de vida.

Economia da Noruega
A Noruega é uma nação muito desenvolvida e industrializada. A economia local é bastante diversificada, com pontos importantes em todos os setores econômicos, que garantem a solidez das divisas nacionais.

O setor primário norueguês é caracterizado pela exploração de petróleo e gás natural, elementos que são fundamentais para a geração de riquezas no país. A Noruega possui ainda reservas de diversos outros minérios em suas terras. O extrativismo de madeira e a atividade pesqueira também são destaques do setor primário.

Por sua vez, o setor secundário é marcado pelas indústrias de beneficiamento de bens naturais, como metalúrgicas e siderúrgicas, além de fábricas de bens de capital, como máquinas e equipamentos. Por exemplo, a produção de alumínio é bastante tradicional no país. O setor de alta tecnologia também é protagonista da economia secundária.

Já o setor terciário tem como ponto forte os transportes e o comércio. A Noruega detém uma parte importante da frota mundial de navios e barcos, sendo o transporte marítimo de cargas importante para a economia do país. Nas atividades terciárias, destacam-se ainda as instituições financeiras e a logística comercial.

Saiba mais: Quais são os principais países produtores de petróleo do mundo?

Infraestrutura da Noruega
A Noruega possui uma infraestrutura extremamente moderna e complexa, formada por diversos equipamentos de grande porte. Os setores de transporte e comunicação são altamente eficientes e apresentam uma grande cobertura espacial. O país tem grande tradição no transporte marítimo. Além disso, a Noruega apresenta serviços avançados para a sua população, como a cobertura universal de saneamento básico e energia elétrica. Os serviços de saúde e educação públicos são rotineiramente apontados entre os melhores do mundo.

Governo da Noruega
A gestão estatal norueguesa é dividida entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A forma de governo da Noruega é uma monarquia constitucional, ou seja, o chefe de Estado é o rei, e o primeiro-ministro é o chefe de governo. O país é uma das democracias mais sólidas de todo o mundo. A Noruega possui intensa atuação em termos de diplomacia internacional, capitaneando diversas ações com vistas à defesa dos direitos humanos, além da preservação do meio ambiente.

Cultura da Noruega
A cultura norueguesa tem fortes traços da cultura nórdica em geral, com grande influência do meio natural nos hábitos cotidianos da população.

O país é conhecido pela produção musical principalmente voltada para o heavy metal. Também há outros ritmos musicais de destaque no país, como o jazz. Ademais, danças, musicais e festivais folclóricos, notadamente baseados na cultura viking, são muito comuns no país.

A alimentação na Noruega é baseada em carnes, como salmão e bacalhau, além de pães e vegetais. Já no esporte há destaque para as práticas de inverno, como o esqui e o handebol.

Curiosidades da Noruega
Os esportes de inverno são tão comuns na Noruega que o país tem mais medalhas nas Olimpíadas de Inverno do que nas Olimpíadas de Verão.

A Noruega apresentou, ao longo dos últimos anos, o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o mundo.

A matriz elétrica da Noruega é considerada renovável em razão do alto uso da água como fonte de energia.

O país possui o maior túnel rodoviário do mundo, com cerca de 24 quilômetros de extensão, que liga as cidades de Lærdal e Aurland.

Compartilhar em:

Outras notícias